Ludera

Aprenda a como controlar o estresse dos funcionários

Aprenda a como controlar o estresse dos funcionários

Para que haja produtividade, um pouco de pressão pode ser necessário em relação a alguns pontos, como a definição de prazos, por exemplo. Se o colaborador ficar muito livre em suas tarefas, há o risco de cair em procrastinação, por isso, uma cobrança consciente e empática é necessária para ativar o senso de urgência.

Contudo, quando essas tensões são postas de forma exacerbada, geram um efeito contrário: os profissionais ficam ansiosos, desmotivados e não sabem como controlar o estresse para dar sequência às tarefas.

Neste artigo vamos explicar como lidar com o esgotamento dos colaboradores de forma sábia e direcionada ao desenvolvimento da alta performance. Ficou curioso? Então siga a leitura do post e confira!

Identificação das fontes de estresse

Para controlar o estresse dos funcionários é preciso identificar suas fontes, ou seja, onde o problema nasce. Para isso, é interessante realizar uma pesquisa de clima organizacional e verificar o que está fazendo com que os profissionais se sintam insatisfeitos ou irritados, com isso, será possível tomar medidas assertivas para minimizar as causas de esgotamento psicológico.

Sugestão de práticas de exercícios aeróbicos

Exercícios físicos, além de melhorar a postura e a saúde física de modo geral, melhoram também o estado psicológico dos indivíduos, pois são responsáveis por liberar substâncias que geram alegria, motivação e disposição.

Dentro da empresa, é ideal contratar um profissional capacitado para oferecer essas práticas e separar um momento — preferencialmente minutos antes de iniciar o expediente —, para que os funcionários se exercitem. Com isso, eles já começam o dia menos tensos e mais dispostos para o trabalho.

Aulas sobre como controlar o estresse

Fornecer aulas e treinamentos sobre como controlar o estresse é muito importante para promover o bem estar no ambiente corporativo. Podem ser ministradas palestras periodicamente sobre a importância da saúde mental e da gestão das emoções como forma de fazer com que os profissionais despertem para esse lado e passem a prestar mais atenção em suas sensações.

Outra dica é disponibilizar livros que tratam desse tema e deixar um profissional da psicologia à disposição para casos mais graves de estresse. Dessa forma, o colaborador vai se sentir motivado e valorizado pela corporação.

Intervalos estratégicos durante o expediente

Um período muito longo de tarefas sem descanso pode gerar um esgotamento emocional muito grande nos colaboradores. Por isso, ofereça intervalos estratégicos para que os profissionais consigam tirar o foco da tensão, ter um momento de interação com seus colegas e conseguir ampliar seu campo mental.

Com isso, eles serão capazes de tomar decisões mais lúcidas e assertivas, pois tiveram um momento para pensar em outros assuntos além do problema que deveriam resolver.

Como vimos, saber como controlar o estresse dos funcionários, além de compreender as fontes de estresse, é incentivar ações que previnam o problema. Por isso, ter empatia é primordial para aprimorar a performance dos profissionais e conquistar talentos felizes, dedicados e leais à corporação.

E então, gostou do nosso artigo? Para mais conteúdos como este, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no FacebookInstagram e Linkedin!

Deixe uma resposta

Fechar Menu