Ludera

Colaborador mal educado financeiramente é prejuízo para empresa

Colaborador mal educado financeiramente é prejuízo para empresa

 

Muito se ouve falar em educação financeira. Apesar de não ser um tema novo, é um assunto que está sempre na moda. Não são poucas pessoas que acabam se descuidando das finanças e recorrendo ao cheque especial, ao não pagamento da fatura total dos cartões de crédito ou ainda aos empréstimos. Todo ano vemos os feirões que os bancos fazem para renegociação de dívidas e facilidade para pagamento.

Esse é um tema que tem preocupado muitas empresas, pois um funcionário com problemas financeiros pode trazer prejuízos também para organização. Mas como isso é possível?! Simples. Colaboradores com problemas financeiros são mais estressados, menos concentrados e menos focados no trabalho. Ou seja, colaboradores com problemas financeiros são menos produtivos. Além disso, problemas financeiros podem contaminar o clima organizacional, envolvendo colegas de trabalho, gerando situações constrangedoras. Por fim, para a empresa, colaboradores endividados passam a imagem de que a organização pode estar indiretamente ligada a isso.

Por todos esses motivos é de interesse das empresas que seus colaboradores cuidem de sua saúde financeira e para isso é necessária a preocupação, organização e investimento nesse assunto. Nós da Ludera temos um bloco de notas que chamamos de “Desafio 30 Dias”, esse desafio consiste em pequenas atitudes tomadas diariamente para aumentar a sua qualidade de vida. Dentro dessas atividades também estão incluídas atividades para educação financeira. Começamos com o simples, ou seja: planejar os gastos do dia, não usar o limite ou cheque especial e anotar todos os gastos. A partir de ações concretas e simples, o colaborador começa a refletir mais sobre suas finanças. Também temos um jogo online específico para ensinar educação financeira de forma gamificada, fazendo com que o aprendizado ocorra de forma simples e dinâmica.

Então, quer conhecer mais sobre o nosso desafio?!

Para saber sobre esses e mais assuntos, entre em nosso blog.

Deixe uma resposta

Fechar Menu