Ludera

Como funcionam as 12 etapas da jornada do herói – Parte 1

Como funcionam as 12 etapas da jornada do herói – Parte 1

A jornada do herói, termo criado por Joseph Campbell (estudioso de mitologia e religião comparada, nascido em 1904 em Nova York – EUA) é um modelo de 12 etapas que apresenta o percurso do personagem e seu progresso rumo ao triunfo. Para elaborar um game que contenha a jornada do herói, é muito importante que cada etapa seja bem apresentada; para isto, será preciso conhecer as peculiaridades de cada uma delas. Na primeira parte desta série de artigos, exploraremos as 4 primeiras etapas dessa grande jornada.

 

1 – Mundo comum

A primeira etapa da história apresentará o arquétipo herói em seu estado inicial, vivendo sua vida sem os problemas futuros que encontrará pela frente. É a etapa onde ele se encontra menos preocupado na história, prestes a ser convidado para a aventura. Normalmente, aqui nosso herói ignora que haja um problema, do qual ele fará parte da solução; ele vive normalmente sua vida. Ele não suspeita que algo está prestes a acontecer, que mudará sua vida para sempre.

 

2 – O chamado à aventura

Nosso herói, que antes vivia mais sossegado, agora é deparado com um grande problema a ser resolvido ou a aventura em si. Antes tudo parecia mais calmo, mas nessa etapa, o herói percebe que nem tudo era tranquilo, e se dá conta de: a) um problema que já existia, b) que pode começar a viver uma grande aventura. Este chamado à aventura pode vir tanto de um personagem quanto de um objeto, mas sempre apresenta a ideia de convite.

  

3 – Recusa ao chamado

É uma tentativa de fuga da realidade apresentada; existe hesitação do herói em partir para a aventura, pois ele percebe que o caminho será penoso, com muitos obstáculos. Nesta etapa, o herói mostrará certo arrependimento de saber da existência deste conflito/aventura, se sentindo intimidado pelas dificuldades. Seus medos tomam uma forma grande, e o herói se vê em apuros, antes mesmo de aceitar o convite. É um momento de muita tensão e angústia.

 

4 – Encontro com o mentor

Este encontro com o mentor serve para que o herói confirme seu chamado à aventura e enfrentamento dos problemas; ele ainda tem medo, mas o mentor irá lhe ajudar a aceitar o convite e o preparar física e/ou mentalmente para encarar o que ameaça sua paz e segurança. Este encontro com o mentor pode acontecer tanto de forma “casual”, sem planejamento de conhecê-lo, quanto do herói procurando pelo mentor, e do mentor indo atrás do herói. É comum que o mentor seja um completo estranho para o herói; é nesta etapa que eles serão apresentados um para o outro, embora haja casos nos quais o mentor já observava o herói de longe para guia-lo.

Na segunda parte do artigo sobre as 12 etapas da jornada do herói, daremos continuidade à exploração das 4 etapas seguintes, que são: a) cruzamento do primeiro portal,b) testes, aliados e inimigos, c) aproximação e d) provação difícil. Nos siga nesta jornada rumo ao conhecimento !

Deixe uma resposta

Fechar Menu