Ludera

Conheça as consequências do sedentarismo e ficar muito tempo sentado no trabalho

Conheça as consequências do sedentarismo e ficar muito tempo sentado no trabalho

O ser humano não foi feito para ficar parado. Nosso corpo, além de ter articulações e músculos que favorecem vários tipos de movimentos, precisa estar ativo para se manter saudável. Porém, o estilo de vida contemporâneo não respeita essa necessidade: muitos passam a maior parte do tempo trabalhando sentados na frente do computador.

Como consequência, têm de lidar com diversas doenças causadas pelo sedentarismo. Para evitar danos à saúde, é preciso praticar atividades físicas regularmente, ter uma alimentação equilibrada e cultivar hábitos que evitem uma rotina sedentária. Caso contrário, podem-se contrair doenças algumas vezes irreversíveis.

Ficou interessado no tema? Acompanhe o post!

Qual a diferença entre comportamento sedentário e inatividade física?

Muitas pessoas pensam que o indivíduo sedentário é aquele que deixa de praticar exercícios no dia a dia. Esse hábito, chamado de inatividade física, é apenas um dos aspectos relacionados a esse tipo de comportamento.

O sedentarismo, na verdade, é um conceito mais amplo. Ele se caracteriza pelo tempo dedicado a atividades que não aumentam significativamente o gasto energético em relação ao repouso. Isso inclui passar muito tempo sentado, o que é muito comum em muitas funções das empresas.

É plenamente possível que esse comportamento coexista com a atividade física. Ou seja, mesmo que a pessoa pratique algum exercício físico rotineiramente, ela pode conter comportamento sedentário se gasta todo o resto de seu tempo com atividades que não envolvam uma quantidade mínima de movimentação do corpo.

Além de tempo sedentário, fatores como estresse, tabagismo e alimentação inadequada aumentam ainda mais os riscos de doenças, pois não podem ser contrabalanceados com a prática de exercícios.

Quais são as doenças podem acontecer em pessoas que passam muito tempo sentadas?

Doenças posturais

Além de passarem muito tempo sentadas em suas rotinas de trabalho, a maioria das pessoas faz isso da maneira incorreta: com a coluna curvada e os ombros caídos. Essa postura coloca uma pressão muito grande sobre a espinha dorsal, o que causa desgaste dos discos, sobrecarga de ligamentos e tensão nos músculos.

Se esse comportamento se prolongar por muito tempo, pode ocasionar fortes dores nas costas e até doenças mais graves, como a lordose. Adotar uma postura correta, com a coluna reta, e praticar atividades como pilates pode ajudar a evitar esse tipo de problema.

Dificuldades respiratórias

A posição curvada ao sentar também encolhe a cavidade peitoral. Isso deixa os pulmões com menos espaço para se expandir no momento da respiração. Isso limita temporariamente a quantidade de oxigênio que preenche os pulmões e é absorvida pelo sangue.

Portanto, quem tem dificuldade para respirar, deve ficar atento à postura e ao tempo que passa sentado. A causa pode ser exatamente essa.

Problemas de circulação e cardiovasculares

Ficar muito tempo sem se movimentar causa a obstrução de vasos sanguíneos. Desse modo, o músculo cardíaco precisa fazer mais força para bombear o sangue pelo corpo, o que prejudica a circulação e causa inchaço em alguns membros. Além disso, aumentam os riscos de hipertensão, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral (AVC).

O que fazer então?

A boa notícia é que alguns hábitos simples já ajudam a eliminar o comportamento sedentário da vida de uma pessoa. Alguns exemplos são:

  • passar menos tempo sentado;
  • caminhar por alguns minutos a cada hora de trabalho;
  • subir e descer escadas sempre que possível;
  • fazer atividades ao ar livre pode ser até mesmo cuidar do jardim;

 

Agora que você já sabe dos perigos das doenças causadas pelo grande tempo em atividades sedentárias, é hora de tomar as atitudes certas para evitar problemas futuros. Como vimos, ações simples já são suficientes para causar grandes transformações positivas na saúde e na produtividade.

Gostou deste conteúdo? Para entender mais sobre bem-estar e qualidade de vida no trabalho, saiba o que é e como evitar o sedentarismo nas empresas. Será um prazer compartilhar mais conhecimento com você!

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu