Ludera

Entenda qual a importância do bem-estar no trabalho e como promovê-lo

Entenda qual a importância do bem-estar no trabalho e como promovê-lo

Promover a qualidade de vida dos funcionários é essencial para uma empresa melhorar seus resultados. O bem-estar no trabalho deixa os colaboradores mais motivados, o que aumenta muito a produtividade e a qualidade dos serviços prestados. Além disso, profissionais que cuidam da saúde física e mental raramente ficam doentes, reduzindo as taxas de ausência por problemas médicos.

Para estimular a satisfação da equipe, é preciso entender suas principais necessidades e o que deve ser feito para atendê-las. Pensando nisso, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre bem-estar no trabalho. Interessado? Leia a seguir!

Quais problemas atrapalham o bem-estar no trabalho

Estresse

Um ambiente estressante pode causar problemas físicos e psicológicos, principalmente se os funcionários negligenciarem o período de férias ou trabalharem doentes. Chefes inflexíveis e alto nível de pressão são as principais causas desse tipo de situação. Além do risco à saúde, o estado de fadiga causado pelo estresse reduz drasticamente a qualidade do trabalho, aumentando o número de erros e o desperdício de recursos.

Falta de ergonomia

A falta de ergonomia gera reclamações em muitas empresas. A principal queixa costuma ser a respeito de cadeiras desconfortáveis, com problemas de inclinação e ajuste de altura. No entanto, há outros pontos importantes de atenção, como a altura da mesa, a posição do teclado e a falta de apoio para os pés.

Barulho e Conforto Estrutural

Locais barulhentos costumam causar dores de cabeça e irritação, além de aumentar o risco de doenças cardíacas. Ainda que os funcionários se acostumem, os sons são estímulos constantes, e é impossível fugir de suas consequências. Além disso, ruídos tiram a concentração, o que aumenta a taxa de erros por falta de atenção.

Também é fundamental investir no conforto estrutural do ambiente de trabalho. Isso inclui planejar um sistema de iluminação adequado e garantir a climatização do local, fornecendo condições favoráveis a todos os funcionários. Usar cores diferentes no espaço físico é outra ideia interessante, já que elas podem influenciar diretamente o humor e disposição dos colaboradores.

Como melhorar o bem-estar no trabalho

Programas de qualidade de vida

Implemente um programa completo de qualidade de vida na empresa, com o intuito de tirar os colaboradores do sedentarismo e estimular o cuidado com a saúde física e mental. Os seis principais pilares a serem desenvolvidos nesse tipo de projeto são:

  • atividade física;
  • nutrição;
  • comportamentos preventivos;
  • relacionamentos sociais;
  • controle do estresse;
  • educação financeira.

Antes de colocar qualquer ação em prática, é fundamental mapear as principais necessidades dos colaboradores em relação aos aspectos citados. Para isso, o melhor caminho é desenvolver ações estratégicas para avaliar o comportamento dos colaboradores e identificar para quais esforços a empresa deve destinar seus investimentos.

Depois dessa análise será possível definir com exatidão se as ações devem ser voltadas para ginástica laboral, planejamento nutricional, acompanhamento médico ou outras medidas mais efetivas.

Melhorias no espaço

Faça uma pesquisa entre os funcionários e descubra quais melhorias estruturais eles gostariam de ver na empresa. Esse tipo de medida requer alto investimento, por isso é importante definir quais são as mudanças mais urgentes e fazer tudo aos poucos. Trabalhe para corrigir problemas com cadeiras, barulho, ventilação e considere fazer reformas maiores, como nos banheiros e refeitórios.

Engajamento dos colaboradores

Promover o engajamento dos funcionários é essencial para criar um clima organizacional saudável dentro da empresa. Para isso, é necessário ter um propósito compartilhado por todos os membros da organização. Quando o funcionário trabalha por uma missão que tem a ver com seus valores pessoais, o nível de satisfação aumenta muito.

Outra forma eficiente de aumentar o engajamento é desenvolver ações gamificadas com foco no bem-estar. Além de serem atividades lúdicas, que divertem os colaboradores, elas funcionam como ferramentas de integração, que ajudam a criar senso de pertencimento e incentivam o auxílio mútuo.

Chegamos ao fim das nossas dicas sobre bem-estar no trabalho! Revise este post quantas vezes forem necessárias e coloque tudo o que aprendeu em prática. Temos certeza de que verá os resultados rapidamente na sua empresa!

Gostou do post? Não se esqueça de curtir a nossa página no Facebook. Assim você poderá acompanhar muito mais conteúdo sobre qualidade de vida no trabalho!

Deixe uma resposta

Fechar Menu