Ludera

Programa de qualidade de vida no trabalho: conheça seus benefícios

Programa de qualidade de vida no trabalho: conheça seus benefícios

Satisfação é a palavra que resume os benefícios de um programa de qualidade de vida no trabalho, fato revelado por um estudo realizado pela Universidade de Northwestern.

Nessa pesquisa, é comprovado que as organizações que desenvolvem programas de qualidade de vida no trabalho conquistam um ciclo virtuoso de satisfação, envolvendo os colaboradores, parceiros e clientes, o que contribui para o aumento da performance financeira da empresa.

Quer saber o que é um programa de qualidade de vida no trabalho e conhecer melhor seus benefícios? Então vamos continuar!

Afinal, o que é um programa de qualidade de vida no trabalho?

Um programa de qualidade de vida no trabalho é um conjunto de ações que têm como objetivo promover um comportamento benéfico, construtivo e positivo comum a um grupo de profissionais que passam grande parte do seu dia no ambiente de trabalho. A missão do programa é tornar a rotina profissional mais segura, saudável e agradável, levando as pessoas a acreditarem nos seus potenciais enquanto profissionais e seres humanos.

Isso se torna especialmente importante na medida em que um funcionário satisfeito realiza suas atividades com maior entusiasmo, motivação e bom humor. Isso faz com que ele crie um maior comprometimento com as metas da organização, o que o incentiva a encontrar soluções inovadoras e criativas para os desafios diários.

Por que investir em um programa de qualidade de vida no trabalho?

O principal motivo é que o salário já não é visto pela nova geração de trabalhadores como o principal diferencial na hora de escolher uma empresa para se trabalhar, especialmente para se manter nela. Hoje, o que conta é o nível de qualidade de vida que a organização oferece.

Empresas que investem em pessoas e que asseguram benefícios, como flexibilidade nos horários, auxílios para pagar academia, possibilidade de trabalhar em home office, ou um ambiente horizontal, são mais atrativas e desejadas pelos profissionais.

Quais os benefícios de um programa de qualidade de vida no trabalho?

Além dos benefícios já citados, o programa de qualidade de vida no trabalho proporciona várias outras vantagens. Acompanhe . . .

Redução do turnover

Organizações que se preocupam com o bem-estar das pessoas demonstram menores índices de rotatividade, já que os trabalhadores se sentem motivados e engajados com os objetivos da empresa e, consequentemente, são mais fiéis a ela.

Melhora na saúde dos colaboradores

De acordo com a Catho, organizações americanas que acumulam estresse negativo perdem cerca de U$ 150 bilhões por ano. No entanto, empresas que investem em qualidade de vida conseguem uma diminuição dos incidentes no ambiente de trabalho e, com isso, conquistam uma redução do absenteísmo e do presenteísmo. Nesse contexto, o incentivo à prática de atividade física também colabora favoravelmente para reduzir os custos das organizações.

​Melhora do clima organizacional

Quando as pessoas percebem que são valorizadas pelas empresas em que trabalham, temos um clima organizacional mais leve e um ambiente corporativo mais agradável. Esse sentimento colabora para a melhoria das relações interpessoais, a redução dos conflitos, a promoção da comunicação interna e, consequentemente, o aumento da confiança dos envolvidos nos processos da empresa.

​Elevação dos resultados

Os benefícios do programa de qualidade de vida impactam, de forma direta, nos resultados da organização, visto que os colaboradores melhoram seu desempenho e produtividade, aumentando a rentabilidade da empresa.

Quais os desafios enfrentados pelas empresas com relação ao programa de qualidade de vida no trabalho?

O sucesso do programa de qualidade de vida no trabalho depende do nível de comprometimento e engajamento dos funcionários. Para aumentar as chances de sucesso, é fundamental que a alta gestão esteja envolvida, estimulando as lideranças à participação nas atividades, servindo de exemplo para os demais funcionários e evidenciando sempre os benefícios para a saúde de todos os colaboradores.

Em alguns casos, pode haver resistência, principalmente por parte dos que mais precisam, e a Ludera oferece as ferramentas corretas para envolver e engajar todos os seus colaboradores. Por meio de campanhas gamificadas é fornecido ao seu funcionário o que ele busca e realmente necessita. Dessa forma ele se vê muito mais motivado a participar das atividades, alinhando naturalmente suas ações de acordo com os objetivos da empresa.

Quer saber mais sobre o programa de qualidade de vida no trabalho e sobre como funcionam os métodos e as ferramentas da Ludera? Entre em contato conosco! É tempo de agir, vamos lá!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu