Ludera

Quais os benefícios reais da gamificação na qualidade de vida?

Quais os benefícios reais da gamificação na qualidade de vida?

No primeiro momento em que entendemos o que é a gamificação e como ela é útil, a pergunta crucial que nos vem à mente é: quais são os benefícios reais da gamificação? Será que ela é tão efetiva assim?


Facilidade de acesso garante engajamento e resultados

Um dos grandes diferenciais que a gamificação proporciona é justamente o fácil acesso que temos a ela, podendo ser acessada de maneira segura desde o nosso computador do trabalho, até mesmo com o nosso tablet pessoal e demais aparelhos eletrônicos, como notebook e celular.

A gama de produtos eletrônicos para que nosso poder de alcance seja efetivado cresce em ritmo acelerado, com inúmeras funcionalidades diferentes sendo criadas.

A facilidade no acesso garante que o usuário acompanhe sua própria trajetória online e suas metas estabelecidas e alcançadas, que dê feedbacks sobre sua evolução, e que acompanhe e motive outros usuários engajados no mesmo projeto. A facilidade ao acesso é essencial para o sucesso do planejamento.

Vida com propósito e auto realização = excelência profissional

A gamificação com uso dirigido para uma melhor qualidade de vida é uma ideia inovadora, e que já se mostrou como uma tendência atual – basta analisar o alto número de aplicativos para celulares que nos auxiliam a estudar assuntos de maneira divertida e descomplicada, como por exemplo:

  • perder peso e medidas com incentivos virtuais;
  • aumentar nosso rendimento financeiro com um planejamento estruturado e bem apresentado.

Quando nos damos conta de que somos capazes de efetuar mudanças positivas em nossa vida, como perder peso, aprender algo novo ou poupar dinheiro com pequenas gratificações e estímulos virtuais positivos, nos tornamos pessoas mais realizadas no âmbito pessoal e profissional.

Os mais recentes estudos acerca da qualidade de vida ressaltam justamente a ligação entre uma vida com propósito e o aumento no rendimento e qualidade de trabalho. Nunca duvide do que funcionários motivados são capazes!

Usuário é protagonista, e não mero personagem secundário

Colocar a pessoa como protagonista, e não mero personagem secundário, é uma das maneiras mais efetivas de motivação, e é isto o que a gamificação faz.

Aos poucos percebemos que gamificação não se trata somente de jogos em si, mas de uma ferramenta que pode auxiliar os usuários a construírem hábitos saudáveis e, consequentemente, desenvolverem uma qualidade de vida superior.

Participar de jogos e equipes online é altamente motivador, e quem encontra motivação, encontrará um resultado de sucesso mais à frente.

Diversidade de possibilidades – cada um é único

Imagine jogos nos quais os usuários possam escolher seus desafios e metas a atingir, nos quais os usuários precisem analisar primeiramente sua vida, traçar um objetivo e então se esforçar por alcançá-lo. Jogos projetados para necessidades específicas de seus usuários, onde as pessoas veem resultados em sua vida real, como perder peso, se alimentar melhorar, cuidar de sua vida financeira, se preparar para a aposentadoria, ou descobrir novas formas prazerosas de lazer.

Existem inúmeras possibilidades que a gamificação oferece rumo à melhora da qualidade de vida de seus funcionários. Com tais estratégias, a motivação do usuário partirá das suas necessidades reais para se engajar.

Cada vez mais as empresas se abrem para o fato de que cada funcionário é único, com necessidades e aprendizagens diferentes. Assim, o usuário poderá aproveitar perfeitamente a oportunidade de ter uma qualidade maior de vida – e na vida também, pois não basta que aumentemos nossos números de velinhas no topo do bolo. É preciso que cada assopro das velinhas valha a pena.

A ideia é não somente aumentar a expectativa de vida, mas aumentar a expectativa na vida; e todo o bem estar que essa ideia gera, acaba refletindo na motivação de viver uma vida com propósito, mais produtiva, harmoniosa. Funcionários motivados, e com alta qualidade na vida, tem um aumento em sua excelência profissional.

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Qualquer dúvida ou sugestão, entre em contato conosco; será um prazer ajudá-lo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu