Ludera

Qualidade de vida e engajamento dos funcionários: entenda a relação

Qualidade de vida e engajamento dos funcionários: entenda a relação

De um modo geral, as empresas estão sempre em busca de resultados satisfatórios, e muitas delas sabem que o engajamento dos funcionários é fator essencial para alcançar esse objetivo. Atualmente, oferecer apenas os benefícios que costumam ser padrão, como o vale-alimentação, não é mais suficiente para reter os trabalhadores que apresentam um bom desempenho na execução das tarefas relacionadas a sua função.

O mercado está competitivo para profissionais, mas também para as organizações. Investir na qualidade de vida tornou-se um requisito básico nesse cenário corporativo. Dessa forma, confira nosso artigo e descubra os motivos para isso acontecer. Acompanhe!

Reconhecimento por parte dos funcionários

Para que um programa de qualidade de vida no trabalho funcione, é preciso contar com a colaboração dos funcionários. O problema é que, no geral, os trabalhadores de uma empresa não percebem valor nessas ações e enxergam essas atividades como práticas desinteressantes e padronizadas.

Contar com a ajuda dos colaboradores acaba se transformando em um desafio e, para vencê-lo, é necessário que a organização esteja interessada em mapear os desejos e as necessidades da sua equipe antes de optar pela implementação de um projeto.

Investir naquilo que verdadeiramente vai resolver a carência e suprir os anseios dessas pessoas aumenta as chances de sucesso, o reconhecimento e, consequentemente, o engajamento dos funcionários.

Vantagens de oferecer o programa de qualidade de vida

Uma equipe engajada é um elemento fundamental para a que a empresa tenha resultados satisfatórios, pois a motivação de cada um dos elementos que integram esse quadro leva a excelência no desempenho, em que as consequências são os números em crescimento. Entretanto, os benefícios dos programas de qualidade de vida para uma organização não devem ser resumidos ao engajamento dos funcionários. Podemos destacar também:

  • aumento da produtividade;
  • redução do índice de turnover;
  • melhora na saúde do colaborador;
  • diminuição do absenteísmo;
  • retenção de talentos.

Lembre-se sempre de que, atualmente, os profissionais mais capacitados disponíveis no mercado procuram por organizações que ofereçam um ambiente de trabalho tranquilo e uma gestão mais humanizada, que se preocupa com a qualidade de vida dos trabalhadores.

Como trabalhar o engajamento

Se o sucesso das ações depende da colaboração dos indivíduos, é importante saber como trabalhar o engajamento dos funcionários ao implementar programas de melhoria da qualidade de vida.

Transparência nos processos

Ser transparente é pré-requisito para qualquer organização que deseja ser bem-sucedida. Os funcionários devem ser informados do que está acontecendo na empresa, desde o momento da sondagem até a decisão do programa que será aplicado, explicando que as ações foram escolhidas devido às necessidades apresentadas pelos próprios colaboradores.

Cumprimento de metas

Uma ótima alternativa para incentivar os colaboradores de uma empresa é trabalhar com um sistema de metas, utilizando planos de remuneração e reconhecimento como estímulo para que os funcionários apresentem um bom desempenho em suas funções.

As ações que mantêm o foco no bem-estar preservam a saúde física e mental dos trabalhadores que estão nessa empreitada, auxiliando no controle do stress e da ansiedade.

Oportunidade para mudar de vida

Uma pesquisa organizacional pode revelar importantes informações sobre a sua equipe. Por meio dela, você saberá o que os colaboradores têm a dizer sobre o que afeta a saúde, o bem-estar e a motivação dessas pessoas. Assim, os programas a serem desenvolvidos conseguem promover mudanças efetivas na vida dos trabalhadores.

Se a sua empresa sofre com a falta de engajamento dos funcionários, vale a pena refletir sobre outros problemas recorrentes que a organização apresenta. Você pode descobrir nos programas focados no aumento da qualidade de vida, a relação e a solução para muitos deles.

Gostou deste artigo e gostaria de continuar lendo sobre o assunto? Então dê uma olhada em nosso post sobre os benefícios de um programa em qualidade de vida no trabalho!

Deixe uma resposta

Fechar Menu