Ludera

Relações sociais nas empresas: como melhorar as interações?

Relações sociais nas empresas: como melhorar as interações?

Nunca houve tantos meios para a comunicação humana: redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas, chats on-line etc. Às vezes, parece que essas ferramentas distanciam ainda mais os profissionais da instituição. Mas sabia que existem outras maneiras de melhorar as relações sociais nas empresas?

Ficou surpreso com essa informação? Então, leia nosso post que revelaremos práticas eficientes para abrir as portas da interação em sua organização!

Aposte na comunicação interna

É claro que não estamos desmerecendo os recursos fornecidos pela tecnologia, mas eles precisam ser usados com equilíbrio. Para aproximar ainda mais os colaboradores e estimular o diálogo entre eles, é preciso que as instituições invistam na comunicação interna.

Um modo de fazer isso é por meio dos feedbacks. Essa forma de interação pode ser estrategicamente estruturada. Por exemplo, é possível fazer um calendário para planejar essas interações.

Nas datas estipuladas, os gestores conversarão com os colaboradores sobre o seu desempenho no trabalho. De modo descontraído, apresentarão sugestões para melhorar alguma deficiência e elogiarão as tarefas em que os trabalhadores foram bem-sucedidos.

Com o tempo, essa prática se tornará habitual e fomentará um diálogo aberto e franco entre a liderança e os subordinados.

Dissemine a cultura da empresa

Qual é a cultura interna de sua organização? Ela é voltada para a inovação ou para um ambiente mais favorável ao bem-estar do colaborador? Não importa quais valores façam parte da identidade do negócio, é importante propagá-los entre a equipe interna.

Por exemplo, digamos que um dos pilares dessa cultura seja a comunicação livre entre os colaboradores. Sendo assim, os gestores podem usar a serendipidade (descobertas agradáveis) para fertilizar as conversas internas. Conhece esse conceito? Com ele o ambiente torna-se mais interativo.

Por exemplo, existem algumas empresas que colocam pequenas trívias (frases divertidas) nas paredes de lugares como elevador e sala de café. Dessa forma, as pessoas não ficam sem assunto para conversar e quebra-se aquele silêncio angustiante.

Promova eventos

Não encare os eventos corporativos como uma “festinha” para alegrar os colaboradores. Ao contrário, eles são poderosas armas para derrubar as barreiras da comunicação.

No entanto, para que os eventos tenham o efeito de melhorar as relações sociais nas empresas, é necessário fazer um planejamento estratégico. O que isso significa? É importante saber o tipo de evento que agradará os colaboradores.

Se forem de uma faixa etária mais jovem, o happy hour pode ser o mais indicado. Para empresas que estimam a inovação, um hackathon (maratona da inovação) pode estreitar as interações.

Por outro lado, se o objetivo é aproximar a alta gestão dos demais funcionários, pode ser feito um encontro entre esses polos administrativos no qual haverá uma conversa sobre vários processos da empresa.

Invista na gamificação

Outra técnica eficiente para aumentar a interação interna é a gamificação (aplicação de jogos no contexto corporativo). Esse método funciona como uma dinâmica de grupo.

Por meio dele, os funcionários recebem treinamento, participam de programas para um estilo de vida mais saudável e aprendem a promover melhores relacionamentos com os colegas de trabalho.

A maioria das atividades dos jogos é feita em equipes. Sendo assim, os participantes precisam interagir para resolver os desafios e avançar nas etapas do game. Essa é uma forma inteligente e divertida de estimular a comunicação, concorda?

Enfim, há muitas maneiras de criar um ambiente propício para a interação dos colaboradores. Fazendo assim, sua equipe será mais feliz, segura e produtiva.

O que achou de nosso artigo? Aprendeu como as relações sociais nas empresas são fundamentais para o sucesso de um negócio? Então, aproveite e aprenda 5 passos para engajar (de vez) sua equipe.

Deixe uma resposta

Fechar Menu