Ludera

Você conhece a pressão dos seus colaboradores?

Você conhece a pressão dos seus colaboradores?

A hipertensão arterial é uma das doenças mais prevalentes na nossa sociedade. Estima-se que 1 a cada 3 adultos apresentem níveis elevados de pressão.

Dentre os fatores de risco para a hipertensão estão a dieta inadequada, a inatividade física e o stress. Por isso, é bem provável que aproximadamente 30% dos seus colaboradores apresentem essa doença. Mas quais são os reais problemas da hipertensão para os seus colaboradores?

Consequências da hipertensão

 

A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para a doença arterial coronariana (entupimento das artérias do coração que pode levar ao infarto), acidente vascular encefálico e para problemas renais. Todas essas doenças trazem consequências importantes para a saúde do colaborador, podendo levar a incapacidade laboral e até a morte.

Nesse contexto, o controle dos níveis de pressão arterial ganha importância. Podendo reduzir o risco de ter essas doenças.

Mas por onde começar?

 

O principal problema em lidar com a hipertensão é que na grande maioria das vezes a hipertensão arterial não gera nenhum sintoma. Por isso, muitos colaboradores podem apresentar a doença e não saber. Isso faz com que o tratamento correto não seja realizado, potencializando os riscos decorrentes da hipertensão.

Por isso o primeiro passo para lidar com essa doença é conhecer quantos colaboradores apresentam os níveis de pressão arterial aumentados. Assim, é necessário criar uma rotina de avaliação periódica da pressão arterial para que se possa conhecer esse número. Além disso, com a periodicidade das avaliações é possível conhecer se os colaboradores estão conseguindo manter os níveis de pressão controlados e o surgimento de novos casos.

 

Quais os programas recomendados para hipertensos?

 

Diversos programas podem ser realizados para o tratamento e prevenção da hipertensão arterial, incluindo os programas de educação em saúde, programas de atividade física, programas de controle do peso, programas voltados à melhoria dos hábitos alimentares e programas voltados ao controle do stress.

A grande questão está em qual programa escolher? Os estudos científicos mostram que todos os programas apresentam efetividade controlada para auxiliar no controle da pressão arterial quando realizados no público correto. Por exemplo, programas de controle do stress terão baixo impacto caso os colaboradores apresentem baixos níveis de stress. A mesma coisa com os demais programas: servirão de acordo com o perfil dos colaboradores da sua empresa.

Por isso, além de conhecer a doença, é necessário tentar identificar o perfil dos seus colaboradores para identificar o programa que tragam resultados. Quer saber mais? Entre em contato com a Ludera, usamos uma metodologia inovadora que permitirá você conhecer todos esses elementos para achar os melhores programas de saúde para sua empresa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu